[GTER] Combinação mais estavel para usar Quagga: CentOS ou Ubunto?

Urik Barbosa da Silva urik at rootz.com.br
Thu Mar 12 20:11:37 -03 2015

Olá Kalil,

Sempre que esse assunto vêm à tona é bacana de ver o comentário do pessoal.

Eu nunca usei Quagga para rotear pacotes (inclusive desligava o zebra),
mas usava como Route-Server para redistribuição de rotas, e era bom.
Você precisará conhecer a sintaxe Cisco de route-maps e ACLs para usar o
Quagga.

Eu tive 2 anos de experiências muito positivas utilizando OpenBSD +
OpenBGPd com servidores Dell (R210 II, R410 e R610). Cheguei a rotear na
casa de 700 mbps com um servidor desse sem nenhum tunning profundo nem
troca alguma de NIC (Broadcom).

Se a sua intenção é rotear pacotes, recomendaria essa solução, porém com
hardware ServerU, que é barato e otimizado para roteamento.

Se precisar, tenho guardado alguns templates de configurações, inclusive
com ambientes em HA.

Recomendo esse post:
http://wp.mindless.gr/2011/07/dual_stack_bgp_configuration_openbgpd/

Att,