[GTER] Combinação mais estavel para usar Quagga: CentOS ou Ubunto?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Mar 12 14:56:46 -03 2015

> Ola pessoal
>
> Acho no minimo estranho quando se coloca o BIRD como uma solução
> equivalente para uso geral como é o caso do Quagga ou OpenBGP.
>
> Alguem ja viu a chatisse que é configurar ou ajustar o BIRD pra se usar no
> dia a dia ?
>
> Não estou tirando o mérito dele. O BIRD tem sim seu uso, mas hoje eu vejo
> ele mais pra uso mais especifico como por exemplo Route Servers. Diversos
> PTTs no mundo usam ele porque a performance para este uso é melhor do que
> os outros softwares.
> [...]

Para provedores no final da linha do BGP, mesmo que seja com vários
upstreams, o BIRD não tem muito uso mesmo.
Mas para quem tem BGP e é provedor de trânsito BGP para outros AS, o perfil
de uso começa a se aproximar dos route-servers dos PTTs, e se aproxima mais
conforme o número de clientes BGP aumenta. É marcação de community pra lá,
filtragem das mais variadas pra cá... e aí o tipo de visão do BIRD se torna
a solução, não um estorvo.

Rubens