[GTER] servidor ntp atrás de rede filtrada - como?

Antonio M. Moreiras moreiras at nic.br
Tue Mar 10 17:44:09 -03 2015

Se forem montar um servidor stratum 1 com GPS, ainda é recomendável (se
for possível) fazer consultas via Internet para mais umas 3 referências.

Nós temos alguns daqueles GPS 18LVC que o Danton sugeriu. Fizemos também
alguns GPSs 'em casa' baseados nesse chip:
http://u-blox.com/en/lea-5t.html.

Tanto em um caso como em outro pode acontecer as vezes do GPS 'se
perder' ou não se entender com o software do servidor, tendo como
resultado a hora errada. Embora aconteça raramente, lembro de ter visto
isso mais de uma vez por aqui. E já vi acontecer também em servidores
NTP públicos. Por isso, quando é possível, é melhor não confiar em uma
única referência, mesmo que seja um GPS.

[]s
Moreiras.