[GTER] servidor ntp atrás de rede filtrada - como?

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Tue Mar 10 15:55:57 -03 2015

> mas isso é impreciso à bessa! você não tem a avaliação do round-trip, não tem como estimar o erro. Não é sustituto para ntpd de jeito nenhum.

Mas não mesmo, e quem disse que é substituto?

Eu usei as expressões: “gambiarra", “feia", "ajustar horário", "seu critério”. Ou seja no fim não passa de um meio pra ajustar o horário do sistema, sem compromisso com sincronia. Foi uma introdução a algo maior, pegar a mesma coisa feia (header Date do http) e usar ele de uma forma alinhada ao NTP inicialmente, como eu citei ao longo do e-mail, ou na variação da variação feita, alimentar diretamente o daemon NTP: ai sim com exatamente o mesmo algoritmo, critérios de RFC, ajustes, drift, estimativas, etc, pq muda apenas a forma de alimentar o daemon não de calcular e manter o horário.

> por que não, num caso assim, ter seu próprio relógio de estrato-1?

Hahaha caramba o colega aparentemente só queria subverter um bloqueio udp/123 não se isolar no mato sem Internet e saber que horas são em menos claros.

> http://www.satsignal.eu/ntp/FreeBSD-GPS-PPS.htm
>
> disclaimer: não sei quanto custa a geringonça da Garmin.

Se fosse pra construir algo eu seguiria a linha discutida em outra thread, e usaria uma BeagleBone Black, tem GPS por 39 dolares[1], ou pra quem não gosta de ligar jumpers e circuitos tem um cape pronto pra isso por 85 dólares, esse Garmin ai deve custar o meio termo entre ambos. Mas numa BBB fica mais elegante ;-)

Ainda assim acho que é muito além do que o camarada quer hehehe

[1]http://www.adafruit.com/product/746
[2]http://ciudadoscura.com/beaglebonecape/