[GTER] servidor ntp atrás de rede filtrada - como?

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Tue Mar 10 14:57:19 -03 2015

On Tue, 10 Mar 2015, Patrick Tracanelli wrote:

> Bom dia.
>
> Existe sim o que você quer mas não oficialmente.
>
> Historicamente, existe uma gambiarra que ainda que feia, é mais comum do
> que a gente pensa, que é ajustar o horário do servidor com base no
> header Date: de um webserver que você, a seu critério (hehehe) julgue
> confiável. Tem scripts perl, python e uma pancada de gambiarras por ai,
> no fim é algo assim em BSD

mas isso é impreciso à bessa! você não tem a avaliação do round-trip, não
tem como estimar o erro. Não é sustituto para ntpd de jeito nenhum.

por que não, num caso assim, ter seu próprio relógio de estrato-1?

http://www.satsignal.eu/ntp/FreeBSD-GPS-PPS.htm

disclaimer: não sei quanto custa a geringonça da Garmin.