[GTER] Aumento de Energia para DataCenter

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Thu Mar 5 22:19:04 -03 2015

> precisa

Carlos,

> [...]
>
> O tempo do RTC é utilizado pelo SO apenas no boot do sistema para
> acertar o tempo (mantido pelo SO) com a hora local e só isso, depois o
> SO mantém o tempo por conta própria, como explicado acima.
>
> O trabalho do NTP é sempre o mesmo, pois ele aprende a disciplinar o
> relógio do sistema, seja o erro qual for (desde que em uma razão
> constante).
>
> Esse é o problema dos ambientes virtualizados (guests) em que o SO não
> consegue manter o tempo adequadamente, pois a emulação desses timers
> via software deixa bastante a desejar (muito jitter).

Depois de tantas contribuições,  ter 3 RPi, com ou sem módulo de RTC, como
servidores NTP ainda é melhor que ter os servidores NTP em VMs (guests). :-)

Do ponto de vista energético, se não economizar, gastar mais também não
vai. Como não tem ventiladores, em um local do condicionador de ar,
servindo como NTP, eles deverão se manter "geladinhos". E em 1U vão caber
os 3 sem problemas (com alguns "arranjos", claro). :-)

Obrigado.

Cássio