[GTER] Analise de trafego e rotas disponiveis/utilizadas

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Thu Mar 5 00:07:47 -03 2015

Até onde eu sei nenhum cabo submarino conecta a América do Sul
diretamente a Europa (além do Atlantis 2) que sempre me pareceu bastante
limitado.
Pessoalmente eu nunca vi um traceroute que não passe por Miami e/ou Nova
York antes de ir pra Europa. Acredito que o Atlantis 2 é usado mais para
coisas do tipo telefonia.

A título de informação existe um cabo submarino em projeto para 2016 que
irá ligar Fortaleza a Lisboa, o eulaLink e isso sim promete ser um
divisor de águas na questão de preços e menor latência (eu disse
promete!). É uma join-venture entre Telebras e islaLink uma empresa
espanhola. Vamos ver se se sustenta até lá. Tomara que de tudo certo.

Fernando