[GTER] RES: Aumento de Energia para DataCenter

José Luiz Vieira jvieira at eliteacs.com.br
Tue Mar 3 18:22:55 -03 2015

Por fornecermos soluções para monitoramento de datacenters, temos adquirido várias experiências que funcionaram bem, e outras que nem tanto.

Quanto ao nobreak na sala de TI, não é recomendável por vários motivos, entre eles que a temperatura ideal para as baterias funcionarem bem é maior que a temperatura que é comum ser mantida no datacenter, além da segurança e controle de acesso.

Uma solução que tem dado excelente resultado para datacenters que não usam equipamentos de precisão para a refrigeração é o uso de equipamentos com a tecnologia inverter, pois com essa tecnologia o ar condicionado se adapta a carga térmica do ambiente reduzindo assim o consumo.

O uso de separação em corredores quente e frio também são interessantes, mas tem que tomar cuidado com a questão de isolamento, nessa configuração todo espaço vazio precisa ser fechado para que o ar condicionado atravesse os equipamentos de TI sem fugir por outros caminhos.

E pasmem o erro mais frequente que existe é a porta do próprio rack. Antigamente quando o insulflamento do ar condicionado ocorria por baixo (não recomendo também). Os racks tinham portas fechadas em policarbonato para permitir a visualização dos ativos, sem permitir a saída do ar. Hoje em muitos datacenters de variados portes, ainda se usam porta de policarbonato, mas com ar condicionado refrigerando o ambiente, assim o ar frio tem dificuldade para entrar no rack e refrigerar os ativos, como resultado temos um alto custo de energia com baixíssima eficiência.

Aumentar a temperatura é também um recurso muito útil, haja visto que a relação de risco de pane versus consumo desnecessário de energia tem apontado para o aumento do setpoint da temperatura ambiente.

É claro que para manter seguro é preciso de ter um sistema de monitoramento eficaz para permitir que qualquer problema seja rapidamente reportado.

José Luiz Vieira.
4201 8800
www.eliteacs.com.br