[GTER] Hardware ServerU L-100 / L-800

Otavio Augusto otavioti at gmail.com
Tue Mar 3 12:53:17 -03 2015


Em 3 de março de 2015 12:20, Fernando Frediani <fhfrediani at gmail.com> escreveu:
> Só um detalhe Patrick,
>
> De acordo com a parte da resolução que o Otavio enviou eu entendo o
> seguinte:
>
> - Primeiro notifica o cliente que ele está em débito (Captive Portal,
> Telefone, etc)
> - 15 dias "depois da notificação" diminuição da velocidade (mas nao diz
> para quanto, metade, 1/4, etc)
> - 30 dias "após a diminuição" da velocidade e não após o vencimento
> corta-se o acesso (nisso ja são 45 - 60 dias dependendo de quanto tempo
> após o vencimento você notifica o cliente)
> - 30 dias após o corte do acesso rescinde-se o contrato.
>
> Confere ?

Isto mesmo. É por isto que a maioria das empresas optam por captive
portal, que no caso de mikrotik/linux requer o conntrack ativado.
O custo benefício deste tipo de notificação é maior, mesmo que o
roteador seja onerado o ganho de poder avisar o cliente com 1 dia de
vencido é maior pois diminui o tempo de corte caso não aja pagamento
nem contestação da conta. E isto melhorar a previsão das contas.
E justifica empilhar mais 1 serverU para atender a demanda caso necessário.


> Fernando
> On 3 Mar 2015 12:09, "Patrick Tracanelli" <eksffa at freebsdbrasil.com.br>
> wrote:
>
>>
>> > On 03/03/2015, at 10:57, Bruno Cabral <bruno at openline.com.br> wrote:
>> >
>> > Que eu saiba o aviso é do codigo de defesa do consumidor
>> >
>> > O regulamento da anatel é o do SCM
>> http://legislacao.anatel.gov.br/resolucoes/2013/465-resolucao-614
>> >
>> > !3runo
>> >
>> > --
>> > Cursos e Consultoria BGP
>> >
>> >> +1. Gostaria de saber a resolução da Anatel.
>>
>>
>> Acho que é a Resolução no 632 de 03/14 capitulo 6.
>>
>> O que fazemos em alguns clientes, que querem trabalhar assim, é mensageira
>> por Captive Portal.
>>
>> Na primeira navegada do dia (apenas http) o cidadão é redirecionado pra um
>> sistema de mensageria que avisa sobre o vencimento. A estratégia adotada
>> costuma ser:
>>
>> - Encaminha pro portal 1 dia antes do vencimento
>> - Encaminha todos os dias a partir do 3 dia vencido
>> - Informa de interrupção parcial com 15 dias vencido
>> - Informa da interrupcao total com 30 dias vencido
>>
>> Tem cliente que abusa e a partir do vencido ja desvia pro Captive de hora
>> em hora, igual tele-sena.
>>
>> A vantagem que eu vejo é que funciona pra qualquer cenário (PPPoE,
>> estático, captive, etc), é stateles, só desvia porta 80, tem controle que o
>> cidadão leu (tem o check e o submit) e o desvio é feito com “to any
>> dst-port 80 tcpflags syn!ack not established" ou seja sem interromper
>> sessão existente de download por exemplo.
>>
>> Pra quem usa Captive como método de autenticação ja praticamente prata da
>> casa fazer isso. Pra quem usa PPPoE ou directly assigned tem que tomar todo
>> cuidado e testar bastante pra não ser muito intrusivo e principalmente não
>> derrubar tráfego existente. Ja que intenção é informar, não
>> dropar/degradar/desagradar hehehe.
>>
>>
>>
>> >>
>> >> Att,
>> >>
>> >> Uesley Corrêa - Analista de Telecomunicações
>> >>
>> >> Em 3 de março de 2015 10:19, Lucas Willian Bocchi escreveu:
>> >>> Esta resolução da Anatel pra mim era desconhecida! No que eu li nunca
>> >>> encontrei menção ao assunto! Teria como especificar qual resolução é
>> >>> para leitura?
>> >
>> >
>> > --
>> > gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
>>
>> --
>> Patrick Tracanelli
>>
>> FreeBSD Brasil LTDA.
>> Tel.: (31) 3516-0800
>> 316601 at sip.freebsdbrasil.com.br
>> http://www.freebsdbrasil.com.br
>> "Long live Hanin Elias, Kim Deal!"
>>
>> --
>> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter
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> gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter



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