[GTER] Aumento de Energia para DataCenter

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Tue Mar 3 12:23:33 -03 2015

Além do Google recomendo o Open Computa Project, que é bancado pelo
Facebook.

Um ponto importante a considerar é que o Google não usa servidores comuns,
e nem mesmo gabinetes convencionais; eles usam um esquema que é
praticamente a placa mãe montada em um chassis mínimo. Com isso o fluxo de
ar é otimizado.

Outro ponto do Google é que eles compram o hardware mais barato possível,
assumindo o risco de falhas, e trocam agressivamente os servidores com um
ou dois anos de uso. Tudo é fundamentado na contabilidade da eficiência
operacional. O foco é reduzir custo para rodar uma query, e maximizar a
capacidade de processamento (medida em consultas) disponível por U. Um
servidor velho consome mais energia e suporta menos consultas que um
servidor mais novo, então eles trocam. É tudo negócio.

Carlos Ribeiro