[GTER] Hardware ServerU L-100 / L-800

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Tue Mar 3 12:04:57 -03 2015

> On 03/03/2015, at 10:57, Bruno Cabral <bruno at openline.com.br> wrote:
>
> Que eu saiba o aviso é do codigo de defesa do consumidor
>
> O regulamento da anatel é o do SCM http://legislacao.anatel.gov.br/resolucoes/2013/465-resolucao-614
>
> !3runo
>
> --
> Cursos e Consultoria BGP

Acho que é a Resolução no 632 de 03/14 capitulo 6.

O que fazemos em alguns clientes, que querem trabalhar assim, é mensageira por Captive Portal.

Na primeira navegada do dia (apenas http) o cidadão é redirecionado pra um sistema de mensageria que avisa sobre o vencimento. A estratégia adotada costuma ser:

- Encaminha pro portal 1 dia antes do vencimento
- Encaminha todos os dias a partir do 3 dia vencido
- Informa de interrupção parcial com 15 dias vencido
- Informa da interrupcao total com 30 dias vencido

Tem cliente que abusa e a partir do vencido ja desvia pro Captive de hora em hora, igual tele-sena.

A vantagem que eu vejo é que funciona pra qualquer cenário (PPPoE, estático, captive, etc), é stateles, só desvia porta 80, tem controle que o cidadão leu (tem o check e o submit) e o desvio é feito com “to any dst-port 80 tcpflags syn!ack not established" ou seja sem interromper sessão existente de download por exemplo.

Pra quem usa Captive como método de autenticação ja praticamente prata da casa fazer isso. Pra quem usa PPPoE ou directly assigned tem que tomar todo cuidado e testar bastante pra não ser muito intrusivo e principalmente não derrubar tráfego existente. Ja que intenção é informar, não dropar/degradar/desagradar hehehe.