[GTER] Aumento de Energia para DataCenter

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Mar 2 18:35:58 -03 2015

Outra possibilidade que eu não citei, mas que já fiz com sucesso não
apenas para diminuir o consumo com energia mas também com compra de
equipamentos foi remover HDs aonde eles não eram necessários.
No caso um cluster já tudo virtualizado muitas vezes tem um controlador
RAID e dois HD pequenos em RAID 1 só para o Hypervisor. O Hypervisor em
questão era VMware e como ele tem suporte para ser instalado em SD
Card/USB Stick pois ele roda em memória fiz a troca. Posteriormente para
todos os hosts passei a especificar sem HD e sem controlador RAID.
Rodei por anos e anos e nunca um único SD Card/USB Stick falhou.
Parece que o RHEV estava desenvolvendo suporte pra isso a algum tempo
atrás. Ja Citrix e Microsoft nao sei dizer o status.

Neste caso de um cluster com 40 servidores são 80 discos. Imagina quanta
energia isso não consome e quanto custa pra comprar os discos e os
controladores.

Abraços.
Fernando