[GTER] Aumento de Energia para DataCenter

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Mar 2 12:15:38 -03 2015

> Pera ai pessoal,
> Não sei se ainda estamos falando de economia de energia para Datacenter,
> mas acho que substituir um ou outro servidor por RaspberryPi ou Cubieboard
> nao faz nem cócegas no consumo. Talvez em um pequeno CPD, mas ainda acho
> que pouca coisa.
> Sobre utilizar esses equipamentos para servidor NTP também tenho dúvidas
> da efetividade.
> E mesmo que funcione legal são poucas as aplicações que podem ser
> substituídas por um RaspbeeryPi/Cubieboard. O grosso mesmo vem dos
> [...]

Vale lembrar que o custo de energia não é apenas em R$/kWh ; cada W gasto a
mais diminui a autonomia e aumenta a temperatura. Assim, cada W a mais pode
exigir mais investimentos em no-break/gerador e ar-condicionado. Esse tipo
de conta em POPs de Telecom é bem no W a W, diferente de datacenter que
realmente é mais uma questão de grandes números.

Rubens