[GTER] Aumento de Energia para DataCenter

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Mar 2 12:11:30 -03 2015

Pera ai pessoal,
Não sei se ainda estamos falando de economia de energia para Datacenter,
mas acho que substituir um ou outro servidor por RaspberryPi ou
Cubieboard nao faz nem cócegas no consumo. Talvez em um pequeno CPD, mas
ainda acho que pouca coisa.
Sobre utilizar esses equipamentos para servidor NTP também tenho dúvidas
da efetividade.
E mesmo que funcione legal são poucas as aplicações que podem ser
substituídas por um RaspbeeryPi/Cubieboard. O grosso mesmo vem dos
servidores grandes, dos Storages principalmente aqueles com dezenas de
discos magnéticos.

Se for pra cortar consumo ou diminuir a conta de energia ainda acho as
duas soluções efetivas são ou Virtualizar ou fazer um investimento a
longo prazo e gerar a própria energia através de painéis solares, aero
geradores ou quaisquer outras fontes de energia renováveis ou limpas.

Fernando