[GTER] FibeAir(R) IP-20C HP Ceragon

Caio caiot5 at gmail.com
Mon Jun 15 09:18:05 -03 2015

Oi Silvanei,

Esse rádio da Ceragon atinge realmente 1Gbps por rádio, entretanto, ele
necessita de preencher uma série de critérios para tal

*1-* O Datasheet conta como a melhor situação, ou seja, utilizando-se de
rádios de *42GHz*, na distância apropriada.

*2-* Essa velocidade é atingida através da combinação de duas técnicas de
processamento (tratado em CPU) e não de modulação de sinal ou qualquer
coisa feita em RF, essas técnicas são:
*a)* Compressão L2 (L2 Compression)
*b) *De-duplicação de Cabeçalhos (Header De-Duplication)
Essas são técnicas que* comprimem e descomprimem* todo o frame L2 (L2
Compression) e *comprimem ainda mais o cabeçalho* dos pacotes,
substituindo-o por um fluxo (flow), que *pode* agilizar a transmissão.

É importante observar que nem sempre as condições necessárias para a
compressão serão alcançadas e deste caso teremos a mínima otimização.

Você se lembra da compressão que alguns modens 56k utilizavam? É similar, *NEM
SEMPRE* o frame terá algo a ser comprimido, então NEM SEMPRE você terá
algum ganho.

*3- *Conforme o Datasheet, no *item 8.3* está disposto o seguinte:
*a) *Em 28MHz de largura de canal, a modulação deve estar em 2048QAM para
atingir no mínimo 276Mbps e no máximo 1Gbps.
*b)* Em 40MHz de largura de canal, a modulação deve estar em 512QAM para
atingir no mínimo 284Mbps  e no máximo 1Gbps.
*c)* Em 56MHz de largura de canal, a modulação deve estar em 64QAM para
atingir no mínimo 284Mbps e no máximo 1Gbps.
*d)* Em 80Mhz de largura de canal, a modulação deve estar em 32QAM para
atingir no mínimo 319Mbps e no máximo 1Gbps.
*OBS: *Em 80MHz, se o rádio estiver modulado em 1024QAM ele atingirá no
mínimo 634Mbps e no máximo 1Gbps.
*OBS2:* Essas são condições difíceis de atingir nos tipos de enlaces que
costumamos utilizar no Brasil, eu recomendo fortemente que você consulte o
Fabricante para uma orientação de qual cenário você poderia utilizar esses
rádios.

Ainda no datasheet, consulte o item:
*5.2.3 - Header de-duplication*

Além disso, tenho alguns clientes que usam Ceragon, reclamam muito do
suporte, dizem que eles são bons para as grandes (operadoras) mas não tem
um pós vendas adequado no Brasil para clientes menores.

Espero ter ajudado :)