[GTER] Switch de Borda 1/10/40GB.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Jun 7 23:59:57 -03 2015

jeferson.silva at jsx.net.br>:

> Todos,
>
>         Vamos realizar um upgrade nos switch's da nossa borda do nosso POP
> Central, e gostaria de ter de vocês sugestão de switch's de borda L2 com
> portas 1/10GB e Uplink's de 40GB.
>         Esse equipamento deverá ser alimentado por -48v, e ter ao menos 24
> portas SFP+ e 4Portas QSFP+. O custo/benefício será um item importantíssimo
> na aquisição desse equipamento.
>         Vi esses modelos : Dell Force10 S4810 ; Cisco Nexus 3064.
>         Quais outras sugestões vocês me dariam?

Como comentando pelo Tiago na última reunião do GTER (
ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter39/09-100GeSuaEvolucao.pdf), a máxima
capacidade de conversão eletro-óptica que temos hoje é 25 Gbps. Assim, uma
porta de 40G é na verdade 4x10G no seu interior... e assim como em 100 Gbps
e 400 Gbps às vezes é mais interessante ou em $ ou em W usar múltiplas
fibras, às vezes até múltiplas portas, às vezes usar cabeamento metálico...
então não se fixe numa única receita para alcançar essa banda.

De equipamentos, acho que vale considerar também o Arista 7050SX-64 e o
Juniper OCX-1100 . Ambos podem ser alimentados com DC.

Rubens