[GTER] Linux + ksoftirqd

Marcelo Gondim gondim at bsdinfo.com.br
Tue Jul 28 16:09:39 -03 2015

Bem,

É triste ver que ainda existem essas guerras santas pelas listas. Minha
formação foi em GNU/Linux de 1996 quando o kernel ainda era 1.2.13. Já
usei muitas distribuições Linux como: Slackware, Gentoo, CentOS, Debian
e até o falecido Conectiva Linux quando trabalhei nessa empresa. Hoje
uso FreeBSD não porque um disse que era melhor que outro ou porque ele
era mais organizado mas porque ele resolveu o meu problema quando o
Linux não resolvia.

O intuito do meu e-mail era relatar um problema que tive uns 5 anos
atrás e saber se houve melhoria sobre isso, porque esse foi o motivo que
me levou à mudar toda a minha infra.  Todo sistema tem o seu forte e sua
aplicação. Virtualização, por exemplo, é um grande forte do Linux. Temos
grandes exemplos em ambos os sistemas:

Google - GNU/Linux
Facebook - GNU/Linux
Netflix - FreeBSD
Whatsapp - FreeBSD
Juniper - FreeBSD
Mac OS X - várias partes do FreeBSD - já experimentou usar o ipfw no Mac
OS? :)

Google, Facebook e Juniper dispensam comentários rsrsrs

Netflix hoje é responsável por mais de 30% do tráfego de Internet. O
Whatsapp, que foi adquirido pelo Facebook, continua em FreeBSD pois não
conseguiram migrar para Linux. O sistema não aguentava o que apenas 1
servidor com FreeBSD suportava.

Um outro detalhe é que quando falamos em desenvolvimento de SO, o Linux
é apenas o kernel e para o sistema ser completo ele precisa dos
programas contidos no empacotamento da distribuição que podem inclusive
variar de distro para distro. Os BSDs são sistemas completos compostos
de kernel e userland desenvolvidos por suas próprias equipes. Não estou
dizendo que um é melhor que o outro devido à isso, mas existe diferença
em como é feito.

Em questão de drivers o Linux tem muitos e cada vez mais surgem novos e
isso é muito bom para todos. Meu ultrabook mesmo roda Debian 8. :) Mas
isso é muito relativo. Tenho um amigo que tem um notebook Avell que foi
um parto para ele fazer tudo funcionar. Tentou Debian, Fedora e o que
ficou melhor foi o Ubuntu. No Windows 8.1 rodava tudo 100% mas esses são
outros 500s.
Dentro da Intel existem desenvolvedores do projeto FreeBSD que mantém
por exemplo o driver ixgbe que justamente atende minha interface Intel
X520-SR2 de 10GbE que uso em meus routers. :)

Uma vez ouvi uma frase de uma pessoa que considero muito por seu grande
conhecimento em sistemas e que estava concluindo seu mestrado em
Berkeley: O Linux é muito bom mas quando ele não te atender mais, vai de
FreeBSD. Eu acredito que isso sirva para qualquer coisa... quando algo
não está lhe atendendo mais, deves seguir em frente e procurar novas
tecnologias ou soluções que resolvam seus problemas, sem bandeiras ou
patriotismo rsrsrs

Eu gosto muito de GNU/Linux afinal minha vida profissional toda foi
graças à ele e um amigo que me apresentou aqueles CDs da InfoMagic ahahahha
Tudo que eu queria saber era se houveram mudanças naquele infernal
ksoftirqd e se tinha alguém na lista que teve sucesso e poderia
compartilhar a mágica conosco. :D

echo flames > /dev/null

[]'s
Gondim