[GTER] Linux + ksoftirqd

Cleber A. Nascimento cleber at bsd.com.br
Tue Jul 28 15:15:14 -03 2015

Bruno, hehehe, nem precisei esperar.

Fato 1:
Já tenho em produção alguns NetBSD (ARM e MIPS64) e FreeBSD (ARM e MIPS64)
para alguns serviços, e sim, estou falando bem sério quando digo que BSD
com pouco ou nenhum tuning é, em muitos casos e cases, meus e de alguns
colegas, do que qualquer Linux Genérico. Razoabilidade matemática e fria,
sem emoções, verificada por fatos e números. Alem da conta de energia mais
baixa que meus clientes agradecem.

Fato 2:
Linux não é, nunca foi, nunca será, nem pretende ser Unix (sem flames). E
isso está além de qualquer discussão (MacOSX é certificado como Unix). Ser
ou não Unix, hoje em dia é mais uma certificação paga, diga-se de passagem
com muita grana, que o próprio SO em si. Já o FreeBSD não pode ser chamado
por motivos jurídicos e históricos. Mas implementa o POSIX.1e.

Opinião 1:
Talvez o colega tenha se expressado incorretamente quando disse "modelo
engessado", IMHO, acho que quis dizer outra coisa.
Bazzar e Cathedral cada uma tem suas vantagens como modelo de
desenvolvimento. Mas, pelos seus frutos serás conhecido, já disse o Mestre
a quase de 2000 anos.

Fato 3:
Quando disse que FreeBSD está indo para as plataformas citadas, e aqui me
explico melhor, é quando cito movimentações de grandes players OEM (ARM,
Cavium, Broadcom, etc) enviando suas placas de avaliação e pesquisa, além
de financiarem o port do FreeBSD para elas. Não se trata da movimentação de
meros entusiastas e escovadores de bit. Se trata de $$. Não será necessário
esperar até o ano que vem, pode usar FreeBSD em um ARM ou MIPS64 hoje mesmo
em seu servidor.

Fato 4:
Quem tem o conjunto FreeBSD/OpenBSD + OpenBGPD não passa por esses
problemas do ksoftirqd.

Opinião 2:
Não desista ainda do Linux não, pode ser que um dia os desenvolvedores
consertem.