[GTER] Linux + ksoftirqd

Kalil de A. Carvalho kalilac at gmail.com
Tue Jul 28 08:12:01 -03 2015

Bom dia a todos.

Esta discussão começou com uma duvida historia, por assim dizer, porem sem
resposta. O curioso é que estou passando por este problema, ou estava não
estou certo, e não vi solução em nenhum forum. Os comentários que vejo são
bastante destoantes para um problema em comum, fora que as discussões são
bem antigas a mais recente data de 2012, quanto tem respostas.

Estou rodando com o kernel 3.10.0-123 e passando por problemas de pessoas
rodando com bem mais antigos. O meu ambiente não é tão grande assim, cerca
de 3Gbps nos dois sentidos e o problema é intermitente e sem rasão clara
pois monitoramos todos os eventos considerados, e orientados pelo suporte,
que poderia causar esta situação e nada foi descoberto.

No inicio coloquei que " estou passando por este problema, ou estava não
estou certo" porque realizei uma atualização, ainda não pude reiniciar o
equipamento para mudar o kernel, mas a maquina esta se comportando bem
desde então. Fez sete dias sem eventos, mas como já tinha dito é algo
intermitente, sem padrão e causa definida.

Por tudo que li sobre o assunto me parece que é um problema que atinge um
pequeno grupo insuficiente para ser considerado algo que a equipe do kernel
deposite tempo para resolver ou acredita que tenha sido resolvido... não
sei mas o fato é que o problema existe apesar de poucos relatarem.

Como ultima solução estamos vendo a possibilidade de mudar para FreeBSD com
OpenBGPD.

Atenciosamente,

Atenciosamente,
Kalil de A. Carvalho