[GTER] Receita de Bolo PTT - RS e LG

Eduardo Schoedler listas at esds.com.br
Wed Jul 8 12:49:35 -03 2015

Douglas,

BIRD com certeza, é muito flexível.
Você pode manter diversas tabelas somente em memória, sem exportar
para o kernel.
E fazer regras do tipo:

define MINHAS_REDES =
   [
       10.0.0.0/8{24,32},
       192.168.0.0/16{24,32}
   ];

filter test_filter_in_direct {
       if net ~ MINHAS_REDES then {
                print "rede aceita: ", net;
                accept;
           }
       reject;
}

// Exemplo de OSPF
protocol ospf IGPv4 {
        #import filter test_filter_in_ospf;
}

A ideia do Rubens é ótima, automação ao máximo que puder.

E também sugiro criarem uma política de communities no BGP, para
controle de propagação dos prefixos para os diversos participantes.
Isso é um ponto fraco do IX, pois tenho problemas em alguns PTTs por
causa da política de um e outro participante.

Abs,

Eduardo Schoedler