[GTER] ServerU/ProApps/Borda

Eduardo Meyer dudu.meyer at gmail.com
Wed Jul 1 15:46:35 -03 2015

Eu uso ProApps há alguns anos. Eu tenho dois módulos Routing (BGP) e
Security (IDS, Firewall, etc). Como os outros já informaram é um excelente
produto, muito estável e sempre com atualização de novos recursos e
funcionalidades sem custo adicional.

A parte de BGP é extremamente simples e possui relatorios que nenhuma outra
solução oferece. O Security a parte de IDS é sensacional, com estatísticas
de ataques, assinaturas, perfil, etc.

Algumas features que acho muito interessantes no ProApps são:

- Atualização automática. Você não precisa ficar preocupando com
atualização de SO ou pacotes, tudo é automático.
- Boot environment. Você consegue criar um Boot environment do seu sistema,
então caso de algum problema, ou você tenha feito alguma "caca" no sistema,
você consegue simplesmente bootar o sistema no ambiente de boot anterior.
Exatamente como era antes. Só selecionar no loader o sistema a ser bootado
e pronto.
- Snapshots. O sistema trabalha com ZFS como sistema de arquivos padrão,
então eles usam uma solução chamada life preserver que tira snapshot de
hora em hora do sistema, então caso apague algo ou queira voltar algum
arquivo você consegue navegar via interface web e restaurar os dados. É
como se fosse um time machine dos macosx.
- Disaster recover. Você pode colocar um ProApps para receber os backups do
seu outro ProApps na rede. É configurada a sincronia dos dados de X em X
tempos. Com isso caso seu servidor principal queime o HD ou qualquer outra
coisa, basta voce entrar com o live cd, selecionar o IP do servidor de
backup, escolher qual a data do backup do sistema a ser restaurado e
pronto. Em poucos minutos seu servidor está disponível novamente sem
nenhuma dor de cabeça. Essa solução já me salvou uma vez quando tive um
problema de vazamento de agua no DC e queimou alguns servidores.