[GTER] Baterias adicionais para NoBreak

Emerson Araujo araujoprog at gmail.com
Sat Jan 31 14:57:10 -02 2015


A diferença entre esses dois tipos de bateria está em sua construção, a
bateria automotiva é projetada para fornecer uma corrente de pico alta por
curtos períodos de tempo (na partida do veículo por exemplo) e recarregada
em seguida já a estacionária é projetada para fornecer corrente nominal
constante. Toda vez que que a bateria descarrega o ácido vai atacando as
placas internas, como a bateria automotiva precisa fornecer altos picos de
corrente ela contém um número maior de placas internas mas as placas são
mais finas, já a estacionária tem menos placas internas mas elas são mais
grossas por esse motivo esse tipo de bateria suporta descargas mais
profundas. Resumindo as duas baterias funcionam da mesma forma só tem
aplicações diferentes,  não há problema em usar bateria automotiva em
nobreak mas tenha em mente que essas baterias podem facilmente ser
danificadas na primeira descarga profunda (tipicamente 80% de descarga nos
nobreaks).
Em 31/01/2015 11:20, "Fernando Frediani" <fhfrediani at gmail.com> escreveu:

> Obrigado a todos pela ajuda. Está bem dentro do que eu pensei.
> Acho que pra maioria dos casos, inclusive o meu, vale a pena uma autonomia
> menor porém não ter que ficar trocando as baterias tão freqüentemente, e o
> que é pior, fica em dúvia com relacao ao estado atual da bateria e quando
> você mais precisar ela te deixa na mão porque venceu antes que você
> imaginava. Mesmo usando uma de menor capacidade porém estacionária a
> autonomia é razoável.
>
> PS: A história da "gangorra" foi a melhor. Bem típico de Brasileiro,
> Doutor em gambiarra !
>
> Abraços.
> Fernando
>
> On 30/01/2015 20:08, Márcio Elias Hahn do Nascimento wrote:
>
>>
>> Totalmente correto o que os colegas já citaram sobre as baterias
>> convencionais (automobilísticas) e as estacionárias.
>>
>> Sobre a ligação
>> das baterias externas, se o seu nobreak tem capacidade de 80A, e a
>> voltagem, de quantos Volts precisa?
>>
>> Lembre-se que ao colocar mais de
>> uma bateria, na ligação em séria vc irá somar as voltagens (2 x 12 =
>> 24V) permanecendo a mesma amperagem, já em paralelo é o contrário, ou
>> seja, somam-se as amperagens e mantêm-se a voltagem. É até possível vc
>> ligar várias baterias externas em paralelo aumentando assim a sua
>> autonomia, no entanto se ultrapassar o limite de 80A do nobreak o módulo
>> de carregamento não será capaz de recarregá-las uma vez que venham a
>> perder carga, podendo até danificar o mesmo.
>>
>> ---
>>
>> Att
>>
>> Márcio Elias
>> Hahn do Nascimento
>> (48) 8469-1819 / 3524-0700 -
>> marcio at sulinternet.net
>> GERÊNCIA DE RECURSOS DE TIC - Sul Internet [3]
>>
>>
>> [3]
>>
>> Em 30/01/2015 18:18, Eduardo Rigler escreveu:
>>
>>  Abaixo um link
>>>
>> bom com a diferença entre baterias estacionárias e
>>
>>> automotivas:
>>>
>>>
>>>  http://www.nbirep.com.br/baterias1.php [2]
>>
>>> Aqui utilizamos baterias
>>>
>> de expansão automotivas pois existem nobreaks de
>>
>>> maior porte (com
>>>
>> baterias estacionárias) entre as estações/servidores e o
>>
>>> gerador,
>>>
>> então quedas na ponta são praticamente inexistentes.
>>
>>> Não é
>>>
>> recomendada para baterias automotivas perderem mais de 5~10% da carga
>> enquanto uma estacionária pode perder até 80~90% sem problemas e tem
>> uma
>>
>>> vida útil bem maior, porém, o custo$ é proporcionalmente mais
>>>
>> elevado
>>
>>> também (essa creio que seja a grande diferença).
>>>
>>> []'s
>>>
>>> Em 30 de janeiro de 2015 17:51, Fernando Frediani
>>>
>> <fhfrediani at gmail.com>
>>
>>> escreveu:
>>>
>>>  Oi pessoal, Estou procurando
>>>>
>>> baterias para ligar em alguns NoBreaks que tenho para aumentar a
>> autonomia. Os NoBreaks (além das 2 x 7Ah internas) tem conexão de
>> entrada para bateria externa de até 80 Ah. Li muito e falei com várias
>> pessoas mas não cheguei a uma conclusão final porque as informações são
>> bem divergentes. Alguns dizem totalmente o contrário do que outros. A
>> única conclusão que cheguei foi: Utilizar baterias seladas para evitar
>> manutenção ou vazamento de água. Encontrei no mercado baterias de 18 Ah
>> seladas da Moura e Unicoba/Unipower (ambas muita bem recomendadas) por
>> um preço razoável. Sao baterias além de seladas, ditas "Estacionárias"
>> Porém encontrei pelo mesmo preço baterias seladas porém não
>> estacionárias (utilizada em carros) da Tudor e Baterax de 45 Ah pelo
>> mesmo preço praticamente. Alguém saberia dizer se tem muita diferença na
>> prática utilizar baterias Estacionarias e Nao Estacionarias (de carro
>> seladas) ? Me disseram que essas de carro não é recomendável a descarga
>> total, o que pode acontecer no uso com NoBreak. Vale a pena a capacidade
>> extra pelo mesmo preco ou é melhor ficar com a de 18 Ah estacionárias ?
>> Obrigado. Fernando -- gter list
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