[GTER] Baterias adicionais para NoBreak

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria at cenadigital.com.br
Fri Jan 30 18:16:17 -02 2015

Boa tarde Fernando.

As baterias não estacionárias irão funcionar também. Não tem uma
limitação técnica que impediria.
Porém, é importante você saber qual a diferença entre estas baterias,
e o motivo pela diferença de preço.

A diferença entre elas é química. As estacionaŕias são feitas para
ficarem paradas, sem movimentação do ácido dentro delas.
As baterias de carro, são construídas tendo em vista o movimento do
carro, que irá chacoalhar o eletrólito dentro das mesmas, fazendo o
mesmo nunca ficar parado.
Este é o motivo que se você deixar um carro parado por 1 mês
(dependendo da vida útil da bateria) sem andar com ele, a bateria não
irá mais funcionar.

Então a grande diferença neste caso será a vida útil das mesmas. Uma
bateria estacionária irá cumprir sua vida útil, com algo entre 3 a 5
anos - baterias estacionárias podem chegar a 5 anos se mantidas em um
ambiente ideal, refrigerado. Enquanto uma não estacionária pode não
chegar a 1 ano.

Eu já ouvi falar de pessoas que colocaram as baterias não
estacionárias em "gangorras", onde ficariam balançando de tempo em
tempo para realizar a movimentação do eletrólito, assim melhorando a
vida útil das mesmas... mas isso não é muito eficiente.

Veja o que compensa para você. Ter uma bateria com menor carga, mas
que irá durar por mais tempo, ou pelo mesmo investimento uma bateria
com carga maior que precisará ser trocada logo.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Rafael Henrique da Silva Faria