[GTER] Edgerouter-8

Eduardo Meyer dudu.meyer at gmail.com
Tue Jan 27 18:25:17 -02 2015

Olá.
Sou mais um com ServerU l-800 e l-100 rodando com consumo abaixo de 35W
100% do tempo em qualquer load em qualquer um dos servidores.

Esse vídeo que o AEMoura enviou é bem legal porque mostra diversos
aspectos, amperagem, power factor, consumo etc. Tem o mesmo vídeo pra l-100
no mesmo Vimeo.

A l-800 é muito mais poderosa do que a l-100. Mais do que o 800-vs-100
sugere.

Sou mais um pra fortalecer esse coro:

Vai de ServerU l-800 e seja feliz. Quando o limite chegar você sabe pq
chegou, o data sheet dos caras é claríssimo e por experiencia própria,
quando reclamei do load com firewall stateful + bgp tendo expectativa de
vazão em pps a apenas roteamento, analisei os dados que eles forneceram e
era incrivelmente preciso com meu cenário. Ou seja não tem meias palavras,
o que está la está la, com ou sem netmap, com Linux ou BSD, está
documentado e testado.

E principalmente acaba com essa patifaria de FreeBSD vs Linux vs pfSense vs
BSDRP vs VyOS vs Mikrotik vs Gosto Pessoal vs Zona e Conforto vs Quagga vs
Bird vs OpenBGP vs preencha-aqui-seu-Daemon.

Na l-800 você pede com FreeBSD eles mandam. Pede com Linux eles mandam.
Pede com VyOS eles mandam. Cansou não gostou? Você instala outro. Quer
testar/experimentar? Instala outro. Os caras fornecem um sistema de
instalação na nuvem com imageamento pronto pra tudo que eles dão suporte.
Quase um "Droplet" da Digital Ocean pronto pra rodar no seu ServerU.

Acho que tem ServerU pra todos os gostos. Diferente de Edgerouter,
Routerboard, Cisco, Juniper.

Vocês ficam com essa choradeira e se esquecem de ser práticos:

- Quantos pps dá roteado?
- Quantos bps dá roteado?
- Quantos pps dá roteado + firewall?
- Quantos bps dá roteado + firewall?
- Da isso pra Linux?
- Da isso pra BSD?

- Quanto console de energia?
- Quanto custa uma parte de reposição comum (fonte)?
- Consigo usar 10GbE? 40GbE? Ótico e Cobre?

- Eu sou fodão e vou usar em modo Netmap. Suporta?
- Eu odeio Netmap pq Linux é o que há... vou rodar PF_RING pq sou o fodão
do Linux. Suporta?
- PF_RING, NDA, Netmap, tudo coisa experimental vou de DPDK pq sou fodão da
indústria. Suporta?

- Consigo line rate pra minha necessidade? (preencha aqui sua necessidade)
- Tem bypass?
- Preciso de bypass?

- Tem leds de cores cintilantes com diagnóstico visual de negociação de
portas, erros ou diagnóstico visual baseado em uma música linda que toca ou
nas cores do arco íris ou num visor LCD que eu posso escrever meu nome e eu
dou algum valor a isso a mais do que dou ao diagnostico por console?
Avaliem!

- Quanto custa e quanto suporta? Matemática simples, quantos R$ por PPS.
Quantos R$ por bps. Quantos R$ por Wh?

Se vocês forem pragmáticos, vão concluir que a l-800 e a l-100 são as
melhores opções no mercado até o limite do que elas se propõe.

Se calcularem usando a matemática e o raciocínio de um gestor, de um CIO
completente, e sem as paixões e apego as religiões BSD/Linux
Cisco-like/Juniper-like, e calcular ROI e TCO usando de novo apenas a
relação de R$ por Métrica, provavelmente vão concluir a mesma coisa.

Chega de achismos, experimentalismos, hipóteses, paixões e torcida de
futebol. Vamos ser práticos e pragmáticos. Enfia uma l-800 ai e vai
aproveitar mais tempo com a patroa, as crianças, ou na praia. --- Ou na
fazendinha se você for da região de campinas (ou chacrinha da tia Lea se
for das planaltinas ;).