[GTER] Nao consigo entregar acessos 10Mbps - Ubiquiti

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Jan 27 13:46:07 -02 2015

> "*... **acesso TDMA ... o que evita as colisões CSMA/CA*" - CSMA/CA é a
> técnica utilizada no padrão IEEE802.11 para evitar colisões e assim
> permitir que haja TDMA.
>
> O que eu quis dizer é que CSMA/CA é menos eficiente do que CSMA/CD,
> utilizado nas redes cabeadas. Assim espera-se que os links wireless sejam
> ainda menos eficientes também por causa desse fator.

Não é só isso. Hoje as redes cabeadas na prática não usam mais CSMA/CD por
operarem em full-duplex, e mesmo os que operam em half-duplex entre
computador e switch por qualquer motivo só tem 2 transmissores
compartilhado as chances de uso. No caso de Wi-Fi, mesmo com TDMA, o
compartilhamento se dá entre todas as remotas daquela célula.

Rubens