[GTER] PTT-SP para usuário final

Carlos Ribeiro cribeiro at telbrax.com.br
Tue Jan 20 15:34:47 -02 2015

Alexandre,

Sugiro que você avalie a possibilidade de inverter o processo: colete os
dados primeiro e use como apoio na tomada de decisão.

Os dados obtidos com NetFlow podem te ajudar a tomar uma decisão melhor,
pois permitirão dizer claramente quanto de banda você poderá economizar com
PTT, com uma precisão razoável. A exceção fica primariamente por conta de
CDNs, que podem redirecionar tráfego por outros critérios, mas a ideia
geral costuma ser válida. Há duas formas básicas de usar:

1) Você pode obter uma lista dos prefixos anunciados no PTT, e verificar o
volume que sua rede demanda desses prefixos. Isso da trabalho mas funciona
com qualquer tipo de coletor Netflow.

2) Você pode fazer uma análise por AS diretamente nos dados do Netflow.
Isso é possível se o seu coletor rodar no roteador, que já estiver rodando
BGP e que exporte flows no formato mais moderno.

Atenciosamente,

Carlos Ribeiro