[GTER] VyOS versus BSDRP

Fernando Frediani fhfrediani at gmail.com
Mon Jan 19 16:51:48 -02 2015

Olá Evandro, não é fé doida, é simplesmente o que atende melhor as
pessoas e isso não necessariamente tem a ver com sair ou não da zona da
conforto.
De que adianta FreeBSD+OpenBGPD ser a melhor combinação se o sujeito nem
de longe tem experiência com FreeBSD por exemplo ? Sim, ele pode
aprender e sair da zona da conforto mas certamente isso não vai
acontecer em produção, além do que isso custa e leva algum tempo, e se a
pessoa precisa de algo imediato talvez Linux + Quagga vai atende-lo bem.
Assim como o OpenBGPD o Quagga também existe a um tempo razoável, são
amplamente utilizados e respeitados por quem usa e por empresas que usam
em seus produtos e soluções.
Já utilizei tanto FreeBSD quanto Linux pra diferentes aplicações, ambos
me atenderem bem, cada um na sua especificidade. Depende muito do ambiente.
Tanto Linux quanto FreeBSD, Quagga ou OpenBGPD acredito que são ótimas
soluções para 'a maioria' dos usos discutidos aqui na lista, a não ser
que alguém aqui esteja construindo um soft-router para usar como borda
dentro do backbone da Level 3 ou algo do tipo.

Fernando