[GTER] VyOS versus BSDRP

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Mon Jan 19 10:39:49 -02 2015

> Alguém fez alguma avaliação neste sentido?
> Meus conhecimentos são simplórios e após esta decisão vou precisar
> mergulhar de cabeça em uma das opções. pelo que vi, além dos projetos
> em si, tem também a questão de um rodar sobre o Linux e o outro sobre
> o FreeBSD.
>
> Obrigado pessoal.

acho que você deveria avaliar é freebsd+openbgp VS vyos, e não BSDRP.
isso pq BSDRP roda quagga tal qual VyOS, mas um quagga mais vanilla (sem
muitas mudanças) enquanto VyOS, portanto mais provável encontrar
instabilidades no BSDRP que VyOS, e se não encontrar, no final a discussão
se resumirá a linux vs freebsd, e como as duas soluções propostas nenhuma é
o sistema nativo, logo, mesmo impacto na curva de aprendizagem, freebsd
terá uma vantagem natural.
minha posição eu já comentei em outras threads mas resumindo, vou de
freebsd+openbgp em tudo que posso migrar, e em 100% sem exceção de novas
instalações.
no entanto pra ser honesto e justo, dentre todo o legado que coordeno,
quando o legado roda Vyatta Community ainda ou VyOS, não sinto necessidade
indispensável de migrar logo, como acontece com quagga vanilla sobre
qualquer SO. já BSDRP sinto necessidade de migrar. nesse final de semana
mesmo aproveitei o sábado e limei uma regional que rodava BSDRP. único
motivo pra tirar ele fora foi o quagga, bugs citados recentemente noutra
thread em reply ao colega de lista, modesto.

enfim, vai de freebsd+openbgp.
senão, se você tem essa "fé" doida que as pessoas tem no quagga, pode sim
optar por BSDRP e usufruir das vantagens de ter freebsd no sistema base.