[GTER] Combinação mais estavel para usar Quagga: CentOS ou Ubunto?

Antonio Modesto modesto at isimples.com.br
Mon Jan 19 08:41:39 -02 2015

On 2015-01-16 9:10 pm, Evandro Nunes wrote:

> [...]
qual foi a última vez que você utilizou o
exagerando um pouco com relação ao Quagga, pelo menos com relação às
versões atuais. Utilizamos o Quagga + FreeBSD ha mais de um ano e até
hoje não sofremos com nenhum bug ou travamento.

> sempre que sofri
com os bugs mais sérios, era linux ou BSDRP.
> quando fui pra freebsd ja
foi openbgp mas com bsdrp hoje mesmo tive 2
> problemas.
> mas mesmo com
bsd vamos a lista de problemas só entre ontem e hoje:

> 1) acabei de
ter que dar um cease em um anuncio vindo da Intelig porque
> existiam
"rotas presas".
> 2) outro problema, em uma sessão com um cisco, ficou
variando de OPEN pra
> IDLE, um cease e tudo funcionou.
> 3) uma rota
com um AS de 4-byte fechando com 23456 com um cisco velho,
> sessão
estava de pe por semanas mas caiu, ao voltar parou de aceitar 23456
> no
OPEN, dizia AS inaceitável. reload, cease, tudo de direito foi feito
mas
> só voltou a funcionar quando matei o daemon e reiniciei. ou seja
sem motivo
> pra parar. sem motivo pra voltar com restart do daemon mas
não voltar com
> reload ou cease. só pode ser bug, por deus né rsss.
>

> todos esses erros foram em um bsdrp 1.52, ou seja quagga 0.99.22 e
freebsd
> 10-stable
> sei que tem bsdrp 1.53 e 1.54 mas nesse escritório
não tive a oportunidade
> de migrar.
> quando migrar não será pra outra
coisa que não openbgp.

> infelizmente não é o caso de exageros nem
experiência passada com algo
> velho.
> o trauma prévio persiste. meu
quagga sempre da zebra (kkk acho que gostei
> do trocadilho infame).
>

> o que noto claramente é que quagga sobre freebsd é muito mais estável
no
> que diz respeito entre interações RIB e FIB, por exemplo ter rota
na RIB
> mas não ir pra FIB ou continuar na FIB mesmo quando a rota já
não existe
> mais na RIB foram comportamentos que só tive em linux e
nunca em freebsd.
> ja outros bugs, estão ai.. (ou pelo menos estão
aqui).

> <maldade>
> vai me dizer que voce nunca deu um restart, um
cease, sem razão de ser mas
> depois de dar algo que não funcionava com
reload voltou a funcionar no
> quagga? rss se isso nunca aconteceu com
você duvido que seja quagga kkkk
> </maldade>
>
> Já tive um problema
com consumo de cpu quando alterava um filtro em específico, mas desse
jeito que você falou, nunca. Você não está se confundindo com o RouterOS
não? hehehe (0.99.22.3)

somos trânsito de alguns ASes e possuímos peering com alguns upstreams e
PTT, nada demais. Outra coisa, realizei alguns testes com o Quagga, Bird
e OpenBGPD que se baseava em receber uma tabela de rotas full (500K+),
aplicar alguns filtros e injetar as rotas no kernel (FreeBSD). O consumo
de cpu do bird se mostrou muito inferior ao OpenBGPD e ao Quagga,
inserindo as rotas na FIB em tempo bastante aceitável, pelo menos para
esse cenário.

> pois é.
> ou seja comportamento exatamente oposto do
que o lucas teve.
> eu também sempre notei o bird mais rápido e mais
eficiente em termos de cpu.
> sem reclamação nesse sentido.
> --
> gter