[GTER] Roteamento entre dois routers que possui lans com mesma faixa de ip

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Jan 16 14:26:07 -02 2015

A solução mais usada para esses casos é o duplo-NAT: descobrir faixas de
IPs que não estejam em uso nem na rede nem na rede B. Vamos fazer um
exemplo:

IP 10.10.1.1 da rede A quer usar o IP 10.0.0.2 da rede B. As redes 172.16,
172.17, 172.18 e 172.19 não estão em uso nem no lado A nem no lado B.

Planejamento: Serviços da rede A que a rede B queira usar receberão IPs
172.16
Planejamento: Estações da rede A acessando serviços da rede B receberão IPs
172.17
Planejamento: Serviços da rede B que a rede A queira usar receberão IPs
172.18
Planejamento: Estações da rede B acessando serviços da rede A receberão IPs
172.19

Ação: Rota para 172.16/15 na rede B apontando para rede A
Ação: Rota para 172.18/15 na rede A apontando para rede B
Ação: O serviço 10.0.0.2 da rede B é mapeado para aparecer como 172.18.0.1
para usuários da rede A.

Exemplo de acesso:

10.10.1.1 porta 2000 -> 172.18.0.1 porta 80
Source NAT da rede A
172.17.0.1 porta 1025 -> 172.18.0.1 porta 80
Dst-NAT da rede B
172.17.0.1 porta 1025 -> 10.0.0.2 porta 80
Resposta
10.0.0.2 porta 80 -> 172.17.0.1 porta 1025
Src-NAT na rede B
172.18.0.1 porta 80 -> 172.17.0.1 porta 1025
Dst-NAT na rede A
172.18.0.1 porta 80 -> 10.10.1.1 porta 2000

E se invés de todo esse trabalho você considerar que colocar IPv6 dos dois
lados seja mais fácil, resolve o seu problema de forma mais estruturada...

Rubens