[GTER] Equipamentos de Rede que funcionam encima da rede elétrica

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Jan 16 13:20:03 -02 2015

PLC, filho de X10, funciona bem sim.
Pode ser comparado com um AP Wireless, pela mídia(carrier) ser
compartilhada.

O problema que vai enfrentar de problemas não é com o protocolo, e sim com
o Brasil e suas normas toscas e apertadas demais em alguns pontos e frouxas
demais em outras.

PLC usa os 60hz como portadora base e modula os dados em uma sub-portadora.

Isso significa que é sensível a ruído na rede elétrica.
Então o liquidificador com um motor de escovas, que no Brasil não precisa
ter filtros, vai fazer uma lambança na rede.
Ou um ar-condicionado, também sem filtros, com inverter vai encher a rede
de harmônicas.

/*Android told-me that this text should be at bottom.*/