[GTER] Combinação mais estavel para usar Quagga: CentOS ou Ubunto?

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Fri Jan 16 11:06:19 -02 2015

buenas,

> desculpe, nao faz o menor sentido culpar o kernel base por uma anomalia
> num
> isso
>
> Faz sim. Sabe como resolvi o problema? Trocando o Linux por BSD. Com a
> mesma configuração no Kernel 2.6.18 e o FreeBSD 7, só copiando as
> configurações de uma pra outra, tudo funcionou a contento.

exato.
por isso acho que era um problema do quagga com o linux X, nesse caso
2.6.18 que poderia não acontecer no Linux Y ou no FreeBSD como não
aconteceu. pra mim só seria culpa do linux e não da aplicação se um "route
add, route del, route flush" não funcionasse no linux. se funciona pro
sistema base, o upper daemon tem no mínimo, a obrigação de implementar as
mesmas syscalls da mesma forma como funciona na CLI.

> Se eu não
> me engano era um problema no route cache do linux. Concordo que o
> quagga poderia dar um flush nesse cache como faz o ip route flush ou o
> route del, nisso concordo!

exatamente.
falha/bug do daemon. não do sistema na retaguarda.

> no
>
> Depende justamente do código. Quem sabe hoje em dia o BIRD já esteja
> muito bem servido nesta questão como sempre foi o OpenBGPD. É aquela
> história: vc pegou bugs que eu não peguei no quagga, e eu peguei bugs
> no bird que vc não pegou.

concordo, é o que penso.
a arquitetura, a implementação, as decisões por trás de cada daemon, fazem
a diferença.
não um fato pontual, ser ou não ser multithreaded.

> Sou feliz pq uso ele na maioria das vezes com o FreeBSD. E aonde
> instalo do zero não uso mais o quagga, e sim o openbgpd.

legal mesma coisa comigo, exceto os daemons.
onde ficou vyos e ainda não precisei sair, vyos está. onde ficou bird, bird
está.
onde é novo, openbgp está rsss

Sei lá, isso pra mim é que nem o hino: "uma vez Flamengo, sempre
> Flamengo". Se alguém commitar algo bom lá dentro do quagga com certeza
> vão copiar. Essa estória pra mim desse pessoal é utilizar bravata pra
> vender o produto deles. Querem chupinzar o código aberto e na hora de
> devolver complicam as bolas.

eu não generalizaria.
as contribuições da juniper de volta pro freebsd foram significativas e
expressivas, em termos de código.
além disso a licença bsd mais que permite, incentiva adoção do sistema base
em produtos próprios.
dessa forma não acho que um netflix, juniper, google, apenas chupinhe. eles
copiam o que querem pq é a vantagem, devolvem o que não é diferencial do
produto deles, e ainda financiam anualmente com $$ em espécie, ou seja no
final estão investindo no software livre bsd e tirando proveito de volta
disso. todos saem ganhando.

no caso do vyatta eles tentaram contribuir e melhorar o quagga até onde deu.
onde não deu mais passaram a implementar seu "próprio quagga".

acho perigoso só, assumir e dizer que vyos usa quagga pq da a impressão que
um quagga terá a mesma qualidade num Linux, quando na verdade a qualidade
do que se vai encontrar no vyos é superior, tanto no lado kernel quanto
(apesar de menos expressivo) quanto (e principalmente) no lado daemons e
serviços de roteamento.

> por isso recomendei o vyos como uma opcao viavel, sim
> preguica,
> freebsd...
>
> Muitas vezes é por causa da sintaxe cisco-like. No mundo ideal todo o
> cliente iria na idéia da gente, mas sempre tem um com o pé atrás que
> quer algo "parecido com o cisco pq se precisar migrar fica mais
> fácil". Por isso é bom a gente conhecer coisas diferentes pra atender
> sabores diferentes de clientes.

é pode ser.
curva de aprendizado.
base existente de recurso humano.
isso justificaria a zona de conforto em ficar num linux mesmo quando ir pra
freebsd seria proatividade.

esse é outro ponto positivo do openbgp.
não é cisco-like mas é juniper-like, incluindo conceitos de templates de
confs e blocos spartanicos.

:-D