[GTER] Combinação mais estavel para usar Quagga: CentOS ou Ubunto?

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Thu Jan 15 23:18:19 -02 2015

Aloha

> sorte sua :-)
> ou característica de ambiente, vc eh transito pra mais de 2 ASN e repassa
> pra mais de 2ASN?
> por observacao esse e o cenario onde os problemas comecam
> nao eh um cenario simples mas em cenarios ainda mais simples os problemas
> nao sao menos frequentes mas sao menos variados

Dou manutenção a um provedor que tem 4 trânsitos e mais de 6 ASes
transitando por ele. Tem regras dentro do bgpd.conf que dá pra
escrever quase os livros do pentateuco inteiro.

> desculpe, nao faz o menor sentido culpar o kernel base por uma anomalia num
> daemon
> nao num primeiro momento sem que haja um bug muito serio que justifique isso

Faz sim. Sabe como resolvi o problema? Trocando o Linux por BSD. Com a
mesma configuração no Kernel 2.6.18 e o FreeBSD 7, só copiando as
configurações de uma pra outra, tudo funcionou a contento. Se eu não
me engano era um problema no route cache do linux. Concordo que o
quagga poderia dar um flush nesse cache como faz o ip route flush ou o
route del, nisso concordo!

> qual o ponto?
> ou melhor onde seu ponto diverge do meu?
> como eu disse antes, qualquer anomalia ou demora excessiva pode problema no
> daemon, ou vantagem no outro daemon
> pode ser ambiente
> pode ser maquina
> pode ser a temperatura ou forca do vento sudoeste
> mas o meu ponto e que ser multithread definitivamente nao e a razao,
> vantagem, ou a falta da razao de boa performance

Depende justamente do código. Quem sabe hoje em dia o BIRD já esteja
muito bem servido nesta questão como sempre foi o OpenBGPD. É aquela
história: vc pegou bugs que eu não peguei no quagga, e eu peguei bugs
no bird que vc não pegou.

> pois é
> a intencao é ajudar, com minhas experiencias e frustracoes
> eu sempre fui um cara "de linux", um linuxer tipico, que prefere postfix a
> qmail, unbound a bind, vim vi/emacs/ee/pico, kde a gnome kkk
>
> mas um belo dia mudei de emprego e fui coordenar um ambiente de maior porte
> envolvendo firewall, ids, e bgp
> defendi a unhas e dentes a adocao de software livre e commoditie hardware
> minhas escolhas foram linux, snort, iptables, quagga
> minha nao escolha foi rede 10GbE emulex pq era o melhor preco dentre os
> fornecedores da empresa

A intenção de todo mundo é ajudar. E aprender!!

> quagga deve ter o seu lugar hehehe
> na sua empresa por exemplo
> vc parece feliz com ele...
Sou feliz pq uso ele na maioria das vezes com o FreeBSD. E aonde
instalo do zero não uso mais o quagga, e sim o openbgpd.

> [...]
> um quagga
> hoje é algo derivado, melhor, mais bem trabalhado e com bem menos bugs...
> não é o quagga
> em especial o pessoal do vyatta que submetia correcoes de bugs, tentava
> implementar melhorias
> onde o quagga (enquanto projeto) divergiu com a intencao de quem fazia o
> vyatta antes de ser um produto comercial e antes de ser VyOS, nesse momento
> comecaram as diferencas do que tinha no vyatta e nao tinha ou nao
> funcionava igual (ou apenas nao funcionava) no quagga

Sei lá, isso pra mim é que nem o hino: "uma vez Flamengo, sempre
Flamengo". Se alguém commitar algo bom lá dentro do quagga com certeza
vão copiar. Essa estória pra mim desse pessoal é utilizar bravata pra
vender o produto deles. Querem chupinzar o código aberto e na hora de
devolver complicam as bolas.

> por isso recomendei o vyos como uma opcao viavel, sim
> se por algum motivo (tem gente que é cheio disso... preciosismos, preguica,
> preconceito, ou apenas quer continuar na zona de conforto com o que
> conhece) o cara simpatiza com linux mas nao quer experimentar um freebsd...

Muitas vezes é por causa da sintaxe cisco-like. No mundo ideal todo o
cliente iria na idéia da gente, mas sempre tem um com o pé atrás que
quer algo "parecido com o cisco pq se precisar migrar fica mais
fácil". Por isso é bom a gente conhecer coisas diferentes pra atender
sabores diferentes de clientes.

> uhuu
> enfim concordamos!
> :-D
Nós concordamos em tudo. Porém temos formas diferentes de enxergar a
mesma verdade. Rezamos pro mesmo Deus do Software Livre. Se não fosse
as escolha ques temos não estaríamos trocando idéia agora.