[GTER] Verificação de desempenho Quagga.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Feb 27 11:35:56 -03 2015

> Bom dia senhores.
>
> Na empresa que trabalho estamos passando por uma  atualização de hardware,
> porem a solução de roteamento será a mesma, Quagga.
>
> O que temos percebido é que, no hardware atual, o nosso roteador apresenta
> alguns momentos de pico 38.4%si.

O primeiro ponto aqui é entender que o Quagga não é o que está roteando...
quem está fazendo isso é o kernel do SO que você está usando (Linux pelo
que entendi em outra) mensagem. O Quagga é o plano de controle, então as
métricas que se aplicam a ele são tempo de convergência, taxa de falhas de
convergência etc. Ele até pode estar usando muita CPU e se estiver é mau
sinal, mas o papel dele é "mastigar" as informações de BGP e montar a
tabela de encaminhamento no sistema operacional.

O histórico da lista tem dicas bem interessantes da parte de configuração
de atendimento de interrupções, fora outros "bizus"...

> Também é notório que em testes utilizando *mtr* uma perda é apresentada na
> ponta de saída.
>
> Como tenho pouca experiencia com Quagga não sei se isso é normal.
>
> Verificamos que não existe erros nas interfaces, o processador tem a media
> de carga compatível com o numero de processadores e a quantidade de memoria
> usada esta bem abaixo da disponível.
>
> Obs: O Quagga foi instalado via pacotes da distribuição que neste caso é
> wheezy/sid

Não é a melhor opção. Baixar o último tar.gz de versão estável e compilar é
em geral a melhor solução na construção de appliances de propósito
específico em redes como roteamento, DNS, IDS etc.

> Como pergunta gostaria de colocar:
>
> 01) teste de *mtr* deve ser levado tão a serio?

O mtr é um bom teste sim, mas idealmente você deveria fazer o mtr a partir
de um dispositivo que não o dispositivo sendo testado, para diferenciar
limites do teste de limites da solução sendo testada.

Rubens