[GTER] RES: Marco Civil - Parabéns aos envolvidos.

Rubens Marins Schner rubens at brisanet.com.br
Thu Feb 26 10:27:03 -03 2015

Eu sou provedor de internet, e na nossa parte acho que teve um retrocesso.

O Fato do log ser armazenado somente 1 ano é um tiro no pé, isso por que
raramente chega aqui algum pedido de identificação de cliente, atravéz do
endereço IP cujo acesso foi a menos de um ano, ou seja, 90% dos pedidos
podem ser simplesmente ignorados, ja que pela lei, não temos mais o log.
Desde que a lei foi aprovada, chegou apenas 2 pedidos com menos de um ano,
e uns 15 aproximadamente com mais de 1 ano.

Do ponto de vista do ISP, o problema é gerar o log, e não manter o log, não
consigo ver diferença entre salvar o log 1 ano ou 5 anos ( quem tem milhões
de clientes, não tem problema de caixa para investir  alguns milhares em
HD, Log ocupa tão pouco espaço).

Eu não entendo por que os legisladores pediram somente um ano de Log,
conhecendo a lentidão da nossa Justiça.

Rubens Marins
Administrador de Sistemas
rubens.marins at gmail dot com