[GTER] OffTopic - NTPD vs OpenNTPD

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Tue Feb 24 19:48:00 -03 2015

> É preciso tomar cuidado com o DS1307 porque ele precisa ser alimentado
> por 5v (não funciona com 3.3v) e apenas as linhas de dados funcionam
> com 3.3v, o que faz com que ele funcione na RPi ou na BBB, porém é
> preciso tomar cuidado e retirar quaisquer resistores pullup que
> estejam conectados no 5v de alimentação do RTC.
>
> Existem outras soluções 3.3v como o DS1338, DS1339, DS3231, etc.
>
> Outro problema é que nesse caso o RTC somente prove a referencia de
> data e hora quando o sistema boota (data e hora atual), mas não
> [...]

Grande aula Luiz!

Fora a voltagem tem outra vantagem nos outros modelos? Eu so uso o DS1307 pq tenho facilidade de comprar. A pingam fiz conforme instruções do site da Adafruit. Uma BBB com RTC fica devendo o que, pra um server convencional em relação a clock? Eu pessoalmente acho que o próprio RTC não faz diferença, depois que voce sobe o daemon NTP ele faz o trabalho direitinho. Ja forcei na BBB o kern.hz=2500 e vi que ela passou a perder referência de horário, com divergência de 2 segundos a cada 2:40. Com kern.hz=250 ou 333 não tinha esse deviation.

No entanto com HZ alto o ntimed passou a manter o horário direitinho, sem divergência.

O mesmo eu não posso dizer do NTPD nativo ou OpenNTP que chegam a atrasar, apesar de convergir rapido depois.

Por isso sempre repito e espero ser ouvido (hehe) usem o ntimed. Ou ao menos se tomarem outra decisão, testem/comparem antes de optar por NTPD nativo ou OpenNTP, se o seu interesse é ser daemon cliente.

Luiz, aproveitando sua ilustre presença ainda estou precisando de uma solução limpa pra usar o DHT11, sem AVR, se conseguir evoluir com isso me fala. Quero meter o DHT11 na proto cape e simplesmente usar via GPIO mesmo.

É o ultimo passo pra um Data Center utility box hehe :-) hoje tenho sobre uma Beaglebone Black:

- Sensor de Presença (PIR 8630)
- Sensor de Distancia (SR04)
- IP Power pra régua com 8 tomadas (feito in-house com relés de 3.3v)
- Console Server pra 8 máquinas ServerU ehehe (feito in-house)
- RTC Clock DS1307
- Sensor de Temperatura e Humidade (com AVR) DHT11
- Sensor de fumaça (MQ2)

O que me incomoda é só o AVR sujando a solução e demandando um case maior do que eu tenho aqui :(

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800