[GTER] OffTopic - NTPD vs OpenNTPD

Patrick Tracanelli eksffa at freebsdbrasil.com.br
Tue Feb 24 14:24:21 -03 2015

> Essa é a ideia. No entanto, nesse ambiente é praticamente tudo virtualizado
> e os servidores que estão "disponíveis" não admitem só um servidor ntp
> (servidores mais caros). Tenho pensado em algum hardware serparado, mas que
> se encaixe na estrutura de racks existente. Usar um servidor Dell (IBM, HP
> etc), de rack, por mais barato que seja, só para servidor ntp ainda não
> ficou viável. Minha intenção é ter mesmo os 3 servidores para toda a rede,
> sincronizados com o pool.ntp.br.
>
> Tenho pensado nos RaspberryPI, mas eles não possuem relógio próprio no
> [...]

Bom dia,

Um RTC DS1307 custa 6 dólares, tenho ele rodando com Beaglebone Black, pinagem simples e te garante um relógio de baixo custo.

Mencionei na outra thread mas talvez valha a pena reforçar: o ntimed pra daemon NTP cliente é melhor, mais simples e tem um tempo de convergência bem melhor que o OpenNTP e muito superior ao do NTP.

Lembrando que ele foi financiado pra mitigar problemas que o NTPD não resolvia, tão pouco o OpenNTP. Incluindo problemas de segurança fundado em ataques time-based. O tempo que um daemon NTP leva pra corrigir o relógio é, em linhas gerais muito alto. Mais alto do que deveria ser pra ser “sane” (ou seja o relógio não correr muito não significa que o relógio deve andar acorrentado a uma bigorna).

http://phk.freebsd.dk/_downloads/FOSDEM_2015.pdf

Sugiro e recomendo testes comparativos.

--
Patrick Tracanelli