[GTER] Calculo Consumo Energia 48Vdc vs 128Vac

Rodrigo Melgaço Alves rodrigo at cliknet.com.br
Mon Feb 23 19:17:27 -03 2015

Senhores,
Gostaria de palpitar neste assunto. Meu conhecimento é apenas de um
curioso então se estiver falando algo errado, devem me corrigir.
Os equipamentos ligados dentro de um dc normalmente funcionam com
tensões de 12VDC ou inferior.
Para fornecer alimentação nos circuitos eles possuem uma fonte
(atualmente sempre chaveada) que converte a tensão de alimentação da
rede de 110/220 VAC para os 12VDC. Existe um custo energético nesta
conversão.
Além disso precisamos ter um nobreak como energia redundante que
converte a tesão das baterias 12VDC ou 24VDC em 110/220VDC para
alimentar a fonte do equipamento que vai converter novamente a tensão em
VDC.
Eu acho que o custo de conversão VDC para VAC é muito superior ao custo
de conversão de VAC para VDC.

Solução: Comprar retificadores de tensão -48V (isso mesmo "menos") que
irão alimentar os equipamentos com -48VDC e trocar as fontes dos
equipamentos que possuem entrada 110VAC para entrada -48VDC.
Vantagens:
Em nenhum momento teremos o custo de conversão DC para AC.
Na fonte dos equipamentos a necessidade de uma fonte chaveada que também
tem um custo para converter AC em DC.
Estas mesmas fontes possuem circuitos mais simples evitando manutenção.
Eliminamos os nobreaks pois estes retificadores já possuem essa função.
-48VDC possui uma corrente menor que 12VDC para a mesma potência.
-48VDC é um padrão de telecom e vários equipamentos já possuem este tipo
de entrada.
Existem conversores de tensão dc para dc caso algum equipamento não
suporte esta tensão DC.
Mais de um retificador pode compartilhar o mesmo banco de bateria.
Eliminação de incompatibilidade entre nobreak e gerador.
Equipamentos com fonte redundante pode ter uma fonte -110/220VAC e outra
-48VDC
Não oferece riscos de vida no manuseio.

Tenho pensado assim, gostaria de saber se estou muito errado.