[GTER] Calculo Consumo Energia 48Vdc vs 128Vac

Marcos Tadeu marcos at telecom.uff.br
Fri Feb 20 13:51:20 -02 2015

Ops... Discordo de "consumo vai aumentar".

Retrospectiva (obvia para muitos):
Consumo é medido em potência (Watts ), igual tensão (Volts) vezes
corrente (Amper) que, a princípio, independe da tensão de alimentação.
O consumo de um equipamento que possa operar em 48V ou 127V ou 220V ou
qualquer outra tensão será O MESMO em qualquer tensão. Simplesmente
porque, internamente, ele vai trabalhar com as mesmas tensões e
correntes, consumindo a mesma coisa.

Me referi como o consumo "a princípio" será o mesmo porque, conforme
citado pelo Bruno, com menores tensões de alimentação, as correntes
sobem proporcionalmente e, caso os condutores não sejam corretamente
dimensionados, haverá maior perda por dissipação de potência em forma de
calor, nestes.
Também, nas fontes, dado que a tensão residual em semicondutores é mais
ou menos a mesma, seja em baixa ou alta corrente, a perda de potência
nestes será maior em maiores correntes (menores tensões de alimentação).

No entanto, em sistemas "no-break de verdade" com baterias em flutuação,
que operam com
retificador + gerador => baterias => inversor => equipamentos
as perdas nos inversores para voltar a 110AC, ou qualquer outra tensão,
são muito maiores do que as perdas e investimento em condutores de maior
calibre.

Temos estudos nesta área, com teoria e experimentos em laboratório. Em
breve, após fechados e registrados, volto a entrar em detalhes.