[GTER] ntpdate vs ntpd (aka, ntpd pra que?)

Márcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Wed Feb 18 08:51:41 -02 2015

On 15-02-2015 12:24, Evandro Nunes wrote:
> mas na pratica seu eu ntpdate */17 sera marginalmente a mesma coisa
> que o ntpd rodando ne? pq realmente a teoria bate com a pratica, é a
> cada ~17 minutos que vejo atividade udp na porta 123 de saída

Não conclua que se não houver tráfego de rede que o ntpd não está
fazendo nada. Dentro do intervalo de 17 minutos eu *acho* (e gosto de
acreditar) que o ntpd ainda está de olho no clock do kernel e fazendo
alguma coisa.

Acho que a resposta de sua pergunta é a possibilidade de "pulo pra trás"
no tempo (usando o ntpdate) ou o pulo fora do crontab, como ilustrado
pelo colega Rubens, pulando o :00 e deixando de rodar algo importante. O
ntpd não faz isso, ele faz correções "suaves" de forma a não assustar o
sistema. ;)

A propósito, viu todo o FUD causado por um segundo a mais que este ano
vai ter? Toda a discussão a respeito que você encontrar na net vai te
ajudar a responder esta sua pergunta.

Sds.

--
*Marcio Merlone*