[GTER] ntpdate vs ntpd (aka, ntpd pra que?)

Evandro Nunes evandronunes12 at gmail.com
Sun Feb 15 11:43:41 -02 2015

> O ntpdate acerta o relógio num dado instante. A função do NTPD é
> manter o relógio acertado. Inclusive, por default, há situações em que
> o daemon ntpd referência não acerta o relógio, porque ele não dá
> saltos de tempo pra trás, nem muito grandes pra frente, por exemplo.
> Se o servidor que tu usa como fonte de tempo tiver algum tipo de
> problema e de repente mudar a hora pra alguma coisa maluca, o ntpd não
> vai aplicar a maluquice no teu relógio, ele percebe que houve algo
> errado, já o ntpdate vai tacar a hora errada obtida do servidor fonte,
> porque é a função dele.

Acho que nao esta muito preciso isso ai nao. Ngm usa ntpd (ou n deveria
usar sequer ntpdate) com um único servidor de referencia. A maluquice de um
server sera ignorada e outros não tao divergentes serão usados de
referencia.

> A resposta pra tua pergunta ("ntpd pra quê?") está aqui:
> http://ntp.br/NTP/MenuNTPTempo#A_import_ncia_da_sincroniza_o
>
> Mas

ehhehe ok
a pergunta era "ntpd pra que?" e não "sincronizar tempo pra que?" uma
alusao a ntpd vs ntpdate apenas..

> Mas me parece que a questão real seria: quão importante é
> sincronização de tempo pra ti (ou pro teu ambiente, ou pra quem você
> trabalha)?

nao
exatamente ao contrario
a importância e relevancia é tamanha que me fez testar, comparar,
documentar praticas internas pras opções 1 e 2, gerar recomendações de
cenário 3 (client + server)... o ponto era apenas ntpd-vs-ntpdate :-)
sincronizar é mais que preciso, é uma obrigação... regulatória inclusive no
meu caso e provavelmente legal com o novo marco civil pra diversos outros
casos