[GTER] ntpdate vs ntpd (aka, ntpd pra que?)

Gustavo De Nardin (spuk) gustavodn at gmail.com
Sun Feb 15 02:52:43 -02 2015

> preciso validar ou rever minha posicao, entao... o que eu perco? ntpd pra
> que?

O ntpdate acerta o relógio num dado instante. A função do NTPD é
manter o relógio acertado. Inclusive, por default, há situações em que
o daemon ntpd referência não acerta o relógio, porque ele não dá
saltos de tempo pra trás, nem muito grandes pra frente, por exemplo.
Se o servidor que tu usa como fonte de tempo tiver algum tipo de
problema e de repente mudar a hora pra alguma coisa maluca, o ntpd não
vai aplicar a maluquice no teu relógio, ele percebe que houve algo
errado, já o ntpdate vai tacar a hora errada obtida do servidor fonte,
porque é a função dele.

A resposta pra tua pergunta ("ntpd pra quê?") está aqui:
http://ntp.br/NTP/MenuNTPTempo#A_import_ncia_da_sincroniza_o

Mas

Mas me parece que a questão real seria: quão importante é
sincronização de tempo pra ti (ou pro teu ambiente, ou pra quem você
trabalha)?

t'

--
(nil)