[GTER] novas tarifas numeracao

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Dec 31 15:00:09 -02 2015

> Quando o recurso era menos escasso, o NIC promoveu uma tabela com
> descontos.

Houve uma tabela com descontos numa época de transição, que não era
relacionada com a escassez, e sim com a mudança da forma de cobrança pelos
RIRs. A piora da situação de escassez nunca impactou preços no mercado
primário até onde eu saiba, e sim tornou as políticas mais exigentes
(compravar uma percentagem maior de uso, diminuição do horizonte de tempo).
Apesar de no mercado secundário haver uma precificação por oferta e
demanda, essa não é a política nem dos RIRs e nem dos NIRs.

> Se não me engano (Rubens, me corrija) hoje a tabela para IPv6
> está zerada, mas ela também tem um custo, não?

Hoje a tabela para IPv6 não está zerada não, mas como o que define o
pagamento é a classe (Small/Micro, Small, Medium etc.), é raríssimo o caso
de quem tem sua definição de classe dada pelos recursos IPv6, então na
prática 99.99% só está pagando pelo IPv4 e levando o IPv6 "de brinde". Isso
tende a mudar com o esgotamento do IPv4, mas ainda é a situação atual.

> Acho que as reclamações estão direcionadas à pessoa errada. Não são as
> políticas do NIC, inadequadas, ou o preço, caro, mas sim os diversos
> players globais que ainda não migraram para o IpV6, que atrasam e oneram
> toda a cadeia.

O que é uma briga interessante entre externalidades negativas. De um lado,
os que ainda não migraram dizem que o custo dessa migração está sendo
imposto a eles, que para eles IPv4 estava bom... de outro, os que já
migraram reclamam que esses custos adicionais de IPv4 (CGNAT, compra de IPs
no mercado secundário) lhes estão sendo impostos por quem ainda não migrou.

Rubens