[GTER] novas tarifas numeracao

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Dec 31 12:06:36 -02 2015

:

> Salvo engano o recurso chamado IP é delegado pelo ICANN/iana, que
> distribui isso para alguns órgãos, não sei se nesse repasse há cobrança,

Não há uma cobrança explícita mas os RIRs, assim como os ccTLDs, contribuem
para o orçamento da ICANN. Em 2016 o agregado dos RIRs vai pagar 800 mil
dólares para a ICANN.

> mas é bem provável, esses distribuem diretamente ou através de outros como
> o caso do lacnic, se não Nic paga pelos recursos ao lacnic, esse em dólar,

Sim, o LACNIC cobra em dólar, e não á uma contribuição voluntária, é valor
devido e segue a tabela do LACNIC.

> o preço reajustado vem em dólar tbm.

Na  visão do LACNIC nem há reajuste, o valor em dólar tem se mantido
bastante estável... o dinheiro dos brasileiros é que agora compra menos
dólares, por isso o reajuste.

Rubens