[GTER] novas tarifas numeracao

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Dec 31 11:37:06 -02 2015

> IP tem custo ficticio

A conta em USD que o NIC.br paga para o LACNIC é bem real...  e em valor
cheio de USD, e com incidência de impostos que também não é computada no
cálculo do preço para o Brasil e mesmo assim paga.

> que eh a vontade do Nic de recuperar blocos baseado
> em custo financeiro e por isso devem ter usado o dolar para aumentar preco.

Se fosse assim, o preço não teria diminuído, como já aconteceu quando o
dólar caiu no passado...

> Sou a favor da politica do NIC e acho a motivacao boa.. Eu acho que o preco
> que os provedores de hosting cobram pelo IPv4 eh muito baixo. Deveria ser
> 30 reais em 2016, 40 em 2017 e assim vai, mas tem gente dando quase/de
> graca.

Eu também acho o preço por IP adicional curiosamente abaixo da realidade.
Talvez o valor que você sugere seja alto, mas um ajuste tende sim a
acontecer. Não há CGNAT para o mercado de VPS/Cloud, que precisa de IPs
públicos.... o único lugar de onde dá para espremer IPs é dos servidores
SSL/TLS, que agora podem ter IP dedicado removido por utilização de SNI.

Rubens