[GTER] VPLS

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Dec 28 15:27:39 -02 2015

Em 28 de dezembro de 2015 14:48, Henrique de Moraes Holschuh <hmh at hmh.eng.br
> escreveu:

> A proteção contra erros também, via de regra, é inadequada para frames
> muito
> maiores.  A menos que esteja usando IPSEC AH, SCTP, iSCSI, ou algum outro
> protocolo de transporte ou de aplicação que faça o serviço direito (TCP/IP
> UDP/IP tem checksum tão patética que nem vale a pena considerar), o risco
> de
> passar frame com corrupção até a aplicação fica bem maior.

​Pelo que imagino, isso seja verdade para toda infraestrutura que seja ​

​baseada em comutação e circuitos ​e esteja rodando comutação de Pacotes.
Como é o caso a Embratel com Ethernet Sobre SDH.

É por aí?

> Isso sem falar em qualquer coisa por software baseada em Linux ou BSD, que
> se por um lado aceitam MTUs bem grandes, por outro lado sofrem com isso
> devido à fragmentação de memória e necessidade de setup/tear down das
> "scatter list" de DMA devido a buffers descontínuos, sempre que a estrutura
> de dados que contém o frame excede 1 página de memória (que costuma ter
> 4KiB).

​Até esses dias eu não sabia qual era o propósito de existência dos tais
BabyJumboFrames.
Aprendi sobre eles numa vídeo aula muito interessante aonde o cabra abordou
justamente essa questão dos DMAs.

Porém confesso que não consigo conceber que alguém coloque uma NIC que não
tenha hardware especializado para operar em ambientes desse gênero.

> --
>   "One disk to rule them all, One disk to find them. One disk to bring
>   them all and in the darkness grind them. In the Land of Redmond
>   where the shadows lie." -- The Silicon Valley Tarot
>   Henrique Holschuh

Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação