[GTER] CISCO ASR 901 PPPoE Server

willian pires willian_pires at hotmail.com
Mon Dec 28 15:20:54 -02 2015

Cisco 3845 para fazer pppoe-server,
O lance no pppoe são alguns:
1 voce vai fazer nat para cliente ? Se sim, para todos ou para alguns ?Nat consome memoria quanto mais gente no nat menos ram.
2 cada cliente pppoe consome mais ou menos 64k de memória ram no geral.Então se vc tem 1 "rardware" com 512Mb de ram e que depois de "bootado" fica com 250Mb de ram livre não espere colocar 2000 mil clientes.
3 tcp mss/mtu, esse eu nem falo nada é um inferno e tem que olhar o ambiente.
Respondendo as sua pergunta de uma forma mais "direta". Quase todos os roteadores da Cisco da linha 3800 2800 2900 e 3900 fazem pppoe-server, não vejo porque um router de linha superior e de agregação de servico ASR não o faça.
Se você depende dessa resposta para comprar esse router, procure alternativas mais baratas como é o caso do 3845 ou 3900, ou mesmo o excelente 7206 vxr com npg2.
PPPOE quanto mais memória melhor, o que eu sempre recomendo é que vc divida sua operação em 4 e ao inves de ter 1 concentrador com 2000 clientes tenha 4 concentradores com 500 isso te da liberdade para crescer segmentar fazer manutenção e por ai vai.
Se você mesmo assim deseja agregar todos os seus clientes em apenas 1 plataforma opte por roteadores da linha 7600 você consegue ele a um otimo preço e com processadoras que não são da linha XL "full bgp"  com muita ram.
Forte abraço qualquer coisa chama ae !