[GTER] Qual a real ameaça de usar VPN desconhecida?

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Sun Dec 27 08:52:48 -02 2015

> exemplo,
> >
> ​Num ambiente em ​
>
> ​que se pensa em DLP, permitir que o usuário(E estou falando de QUALQUER
> usuário) faça qualquer tipo de conexão para fora que não sejam passante
> pelos meios que inspecionam o DLP é quebra de protocolo!
>
> Em outras palavras:
> Não tem cabimento falar em DLP num ambiente em que o usuário possa abrir
> uma conexão SSH para fora. Se não puder ser aberto pelo NGFW, ou pelo
> e-mail inspector, não passa.
>
> Não tive a oportunidade ainda de participar de um projeto de implantação de
> [...]

A discussão está ótima, mas não sei quanto já está off-topic. :-)

Eu não imaginei que esses ambientes fossem dessa forma. Achei que o papel
dos "NGFW" fosse exatamente manter os níveis de segurança (ou algum nível
de segurança) sem ter que restringir tanto os acessos. Pelo que explicou,
até a avaliação da paranóia da VPN desconhecida versus MITM no túnel e
afins ainda está aquém de um ambiente desse tipo.

O que me intrigou sobre SSH versus NFGW foi saber como é que um NFGW separa
uma conexão SSH de uma conexão HTTPS. Eu ainda não experimentei, por
exemplo, usar um SSH via HTTPS (estou pensando no método CONNECT, com
squid, por exemplo). Em um caso assim, será que esses NFGW iriam separar
uma coisa da outra? Poderia ser um item da política, por exemplo, permitir
HTTPS, mas não um tunnel SSH via método CONNECT (não sei se é possível, pq
não testei).

OU podemos pensar, por exemplo, permitir IMAPs, POP3s e SMTP com TLS ou
SSL, mas não permitir HTTPS ou SSH no contexto que citei.

Se tudo isso for possível, via NFGW, então, de alguma forma, mesmo conexões
criptografadas, via VPN desconhecida, estariam comprometidas. Mas o detalhe
do "erro no certificado", desconsiderando o detalhe do usuário nem
perceber, acho que pareceria suspeito.

Obrigado.

Cássio