[GTER] Qual a real ameaça de usar VPN desconhecida?

Thiago Marinello thiago at marinello.eng.br
Tue Dec 22 13:00:48 -02 2015

Usar um serviço de VPN não significa necessariamante ter de instalar
software duvidoso em seu dispositivo. Há clients VPN na maioria dos
SOs e clientes open source confiáveis, para isso temos padrões, além
do mais, a VPN pode ser estabelecida em um equipamento de rede e não
no dispositivo 'host'.

Instalar software não confiável em seu computador te coloca em risco,
independentemente dos meios de acesso a rede que você utiliza.

Usar um serviço de VPN vai explicitamente direcionar seu tráfego (todo
ou parte dele dependendo das rotas configuradas) para a rede do
serviço, o risco do seu tráfego passar por lá é quase o mesmo de
passar por qualquer outra rede (AS) na Internet.

Digo quase, pois se você forneceu seus dados pessoais ao serviço é bom
saber que eles podem correlacionar sua identidade com o tráfego, seu
ISP também pode fazer isso, mas questões legais o impede de repassar
essas informações a terceiros, na VPN isso vai do contrato/confiança
entre você e o serviço.

O uso de criptografia é recomendado independentemente da VPN ou não.
No caso da Web, com HTTPS inclusive a URL é criptografada. Mas a
requisição DNS para resolver o domínio não. E seria possível que o
serviço de VPN de forma maliciosa e desonesta manipulasse o tráfego
não criptografado, como as respostas à consultas DNS te colocando em
situação problemática.

__
 Thiago Marinello
 +55 19 992 480 860