[GTER] VPLS

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Dec 18 12:20:23 -02 2015

Digamos que você tenha 666(seiscentos e sessenta e seis) enlaces na tua
rede...
- Rádio
- Fibra apagada
- Clear Channel
- UTP
- Arame Farpado
- Etc...

Verifique o máximo MTU L2 suportado em cada um desses Links.
 - Digamos que num ClearChannel da vida contratado de uma operadora TAL
onde o máximo que eles vão te permitir é um Baby-Jumbo-Frame.
 - E os 665 links restantes, é TUDO link e equipamento teu, e você pode
levantar para 9126 Bytes.

Para você garantir que isso será UNIFORME, vais ter que nivelar por baixo...
4000 bytes em todos

Deixa TUDO uniforme em 4K, e da próxima vez que tiver que mexer com GRE,
EOIP, VPLS, MPLS, blá-blá-blá-LS, você saberá que o máximo suportado é 4000
bytes menos as respectivas control-words do protocolo.

Isso evita tentativa e erro...
 - tentei 1508 - Não deu
 - tentei 1512 - Não deu
 - tentei 1516 - Não deu
 - tentei 1520 - Não deu
 - tentei 1524 - Opa, agora deu!

E indo para as Operadoras:
Existem operadoras que tem uma infra inteirinha suportando 9126 Bytes.
Mas ainda estão naquela de limitar o Clear-Channel em 1512 ou 1580 bytes...
Alguém consegue me explicar?